ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio


          Acontece em novembro em todo o Brasil. Através do Enem você pode conquistar uma vaga na UFMG (reserva de 50% das vagas para alunos oriundos integralmente do ensino médio em escolas públicas) ou ingressar em outras Universidades Federais de Minas ou de outros estados, Universidades Estaduais através do SISU ou particulares através de bolsa de estudos do PROUNI (alunos de escolas públicas) ou financiamento do FIES ou SISUTEC (cursos de ensino técnico), basta você conseguir uma boa nota.

          O Enem, a cada ano que passa, fica mais difícil, pois aumenta a concorrência e o número de inscritos. Para você conseguir entrar em uma Universidade Federal você precisa ter uma média de 60% de aprovação no Enem, mas isso varia de acordo com a universidade e curso escolhido. Pré-requisito para a participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Enem é cada vez mais popular entre os estudantes.

          A Expert Aulas visa proporcionar ao estudante a melhor preparação pré-universitária nas disciplinas de Física e Matemática. As aulas são preparadas de acordo com o modelo de provas do ENEM, com questões objetivas e discusivas, inclusive com a resolução de provas das edições anteriores. São aulas com o intuito de fixar os conteúdos, esclarecer dúvidas e revisar exercícios e tópicos importantes para a conquista de um bom desempenho na prova.

          É preciso estar bem preparado e atento às constantes mudanças. E neste cenário, a dedicação e a preparação são decisivas para alcançar o sucesso e garantir a vaga almejada. Portanto não deixe de estudar. Este é o maior segredo para o sucesso no ENEM.

Composição da prova

          Desde a reformulação de 2009, o Enem conta com uma redação e 180 questões de múltipla escolha, as quais são aplicadas em dois dias. Em 2016, no dia 5 de novembro, sábado, o candidato terá quatro horas e meia para fazer as provas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).

          No dia 6, domingo, serão cinco horas e meia para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira: Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Redação e Matemática.

          As perguntas objetivas são divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, as quais contam com 45 cada uma. O participante recebe um caderno de provas no sábado e outro no domingo. São quatro modelos (cores) em cada dia, devendo o partcipante assinar o seu. O material contém os textos e as questões, os quais podem ser rascunhados nas próprias folhas. As respostas definitivas devem ser assinaladas no cartão-resposta de leitura optica, apenas com caneta esferográfica de tinta preta. Rasuras anulam a alternativa do candidato.

 

A Expert Aulas oferece aos seus alunos os seguites conteúdos de Física e Matemática visando a preparação para o ENEM:

Física I:

         Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.  O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. Noção de sistemas de referência inerciais e não inerciais. Noção dinâmica de massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Centro de massa e a idéia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade de movimento (momento linear) e teorema do impulso. Momento de uma força (torque). Energia, trabalho e potência – Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas. A mecânica e o funcionamento do universo – Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. Influência na Terra: marés e variações climáticas. Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos rígidos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Identificação das forças que atuam nos movimentos circulares. Noção de força centrípeta e sua quantificação.

 

Física II:

          A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.  Oscilações, ondas, óptica e radiação – Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.  O calor e os fenômenos térmicos – Conceitos de calor e de temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.

 

Física III:

          Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução. Fenômenos elétricos e magnéticos – Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder das pontas. Blindagem. Capacitores. Efeito Joule. Lei de Ohm. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos simples. Correntes contínua e alternada. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos. Símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre. Eletromagnetismo, Lei de Faraday, Lei de Ampére e Lei de Lenz.

 

Matemática

          Conhecimentos numéricos – operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.  Conhecimentos geométricos – características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.  Conhecimentos de estatística e probabilidade – representação e análise de dados; medidas de tendência central (médias, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.  Conhecimentos algébricos – gráficos e funções; funções algébricas do 1.º e do 2.º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.  Conhecimentos algébricos/geométricos – plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.



Prepare-se para o ENEM em Física e Matemática com a Expert

Expert Aulas: Elevando sua capacidade.